FANDOM

A Temporada de 2013 ou 39a Temporada da Fórmula Peugeot foi realizada de 08 de Março de 2013 até 24 de Novembro, tendo 20 corridas oficiais, 22 pilotos e 11 equipes. A temporada foi destacada com as corridas e vitórias dos pilotos Eddie Peugeot, Yuri, Chelinka (reestreante) e Krile Mayer Baldesion (estreante), esta última, foi a mais apostada para a temporada. Esta temporada, marca o retorno dos motores Turbo (antes, eram proibidos desde 1989), dos pilotos Yuri (SYC) e Chelinka (Williams), além da estreia de Krile Mayer Baldesion (Williams) e dos GPs da América do Sul e de Portugal. O campeão definitivo da temporada é o Eddie Peugeot, da Scuderia Família Peugeot, antecipados no Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Pré-TemporadaEditar

Equipes e Pilotos da TemporadaEditar

  • Legenda: P (Pirelli/Pirrelhi), F (Ferrari/Ferrindo), C (Cosworth/Decosworth), R (Renault/Renô), M (Mercedes/Vencedes), H (Honda/Rondda), PO (Porsche/Porza), LBR (Lubrax/Cobrax), PRO (Em progresso)
Entrada Construtor Chassis Motor Pneu Piloto Corridas
Scuderia Família Peugeot SFP SFP1240 F P 1 Eddie Peugeot 1-20
2 Freddy Peugeot 1-20
Scuderia Yuri & Chelinka SYC SYC1304 C P 3 Cray Woren 1-20
4 Yuri 1-20
Escuderia Petrobras Petrobras PBR60 LBR P 5 Naruto Uzumaki 1-20
6 Konohamaru Sarutobi 1-20
Lotus Formula Peugeot Team Lotus LTS404 C P 7 Kankuro 1-20
8 Ryu Brood 1-20
Williams Formula Peugeot Team Williams FW1315 C P 9 Chelinka 1-20
10 Krile Mayer Baldesion 1-20
Renault Formula Peugeot Team Renault RN04 R P 11 Hudson Dolonhyo 1-20
12 Eddie Jordan Jr. 1-20
Mercedes-Benz AG Motorsport Mercedes CFP15 M P 14 Jahr Lathpher 1-20
15 Ronaldo Portta 1-20
Scuderia Naruto Ferrari SNF NSF311 F P 16 Sasuke Uchiha 1-20
17 Rafael Mori Neiva 1-20
Porsche AG Motorsport Porsche PSH65 PO P 18 Rômulo Fernandes 1-20
19 Ferdinand Portta 1-20
Jordan Team Jordan EJ133 C P 20 Loke Kryllu 1-20
21 Jorge Teixeira 1-20
Honda Master Team Honda MT143 H P 22 Theodore Túlio 1-20
23 Johnny Hellsing 1-20

Calendário da TemporadaEditar

Data Evento Localidade
08-09-10 de Março XXX Grande Prêmio da América do Sul Interlagos - São Paulo
30-31 de Março(*) XXIV Australian Grand Prix Adelaide
05-06-07 de Abril XV Malaysian Grand Prix Sepang - Kuala Lumpur
26-27-28 de Abril X Bahrain Grand Prix Sakhir - Manama
10-11-12 de Maio XXXI Gran Premio de España Catalunya - Barcelona
23-24-25-26 de Maio XXVIII Grand Prix de Monaco Monte Carlo
07-08-09 de Junho XXIV Gran Premio di San Marino Ímola
21-22-23 de Junho XXXVIII British Grand Prix Silverstone
05-06-07 de Julho XXX Grande Prêmio de Portugal PeugeotLândia
19-20-21 de Julho XXXVI Grand Prix du Canada Montréal
02-03-04 de Agosto XXXIV Großer Preis von Deutschland Hockenheim
09-10-11 de Agosto XX Großer Preis von Europa Nürburgring
23-24-25 de Agosto XIX South African Grand Prix Kyalami - Joanesburgo
06-07-08 de Setembro XXXV Gran Premio d'Itália Monza - Milão
20-21-22 de Setembro II Korean Grand Prix Yeongam - South Jeolla
04-05-06 de Outubro XXVII Japanese Grand Prix Konohagakure
11-12-13 de Outubro VI Pacific Grand Prix Suzuka
18-19-20 de Outubro V Singapore Grand Prix Marina Bay - Cingapura
01-02-03 de Novembro V Abu Dhabi Grand Prix Yas Marina - Abu Dhabi
22-23-24 de Novembro XXXIX Grande Prêmio do Brasil Maués

(*) Treinos de sexta cancelados em virtude do feriado de Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo).

Resumo das corridasEditar

Interlagos - Primeira CorridaEditar

Adelaide - Segunda CorridaEditar

Sepang - Terceira CorridaEditar

Sakhir - Quarta CorridaEditar

Barcelona - Quinta CorridaEditar

Monte-Carlo - Sexta CorridaEditar

A corrida tradicional nas ruas do Principado de Mônaco trouxe os "Loucos da Fórmula Peugeot" na pista. Destaque para Krile Mayer (Williams) pela pole position e também, à vitória nas ruas de Mônaco. Eddie (SFP), Yuri (SYC) e Chelinka (Williams) bem que tentaram a evitar a vitória da novata-veterana pilota. Mas os prejudicados na corrida bem apertada foram Naruto (Petrobras), Konohamaru (Petrobras), Rafael Mori (SNF), Hudson (Renault), Sasuke (SNF) e Ryu (Lotus); os dois primeiros se colidiram com Hudson (Renault) e Ryu (Lotus), enquanto os outros dois se colidiram com Sasuke (SNF) e Rômulo (Porsche). Porém os destaques ficaram com os toques entre Yuri (SYC) e Krile Mayer (Williams) na primeira volta na primeira curva e na quinquagésima primeira volta nos boxes. A vitória da Krile, que além de ganhar mais 3 pontos pela pole position e a quarta colocação da Chelinka levaram a Williams voltar a liderança.

Ímola - Sétima CorridaEditar

Uma corrida muito extremosa. Depois de fazer a pole position, Chelinka (Williams) correu melhor na corrida, até a vigésima e quinta volta, quando o carro sofreu pane mecânica e abandonou. Eddie (SFP) decidiu avançar e liderar a corrida. Porém, a reta de chegada apresenta inúmeros acidentes desde a alteração em 2008, e já apresentou cinco acidentes na corrida: Naruto (Petrobras) e Johnny H.(Honda) se colidiram, Freddy (SFP) e Cray (SYC), Ronaldo (Mercedes) e Rômulo (Porsche), Loke (Jordan) e Sasuke (SNF) e Eddie Jordan Jr. (Renault) e Hudson (Renault) perderam o controle e bateram na reta. Eddie garantiu a corrida e permanece na liderança.

Silverstone - Oitava CorridaEditar

O Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone foi bom. Na sexta feira, Krile Mayer (Williams), Yuri (SYC), Chelinka (Williams), Eddie (SFP) e Kankuro (Lotus) bem que tentaram fazer o melhor tempo nos treinos, mas o destaque foi Chelinka.

No sábado, Krile Mayer e Chelinka foram brigando pela pole position. Porém, Eddie roubou a cena e tomou a pole position, deixando Krile na segunda colocação e Yuri na terceira colocação.

Agora na corrida de domingo, foi meramente espetacular; Yuri fez uma excelente ultrapassagem no Eddie e na Krile. Chelinka fez uma rápida parada com a troca de pneus e quase se colidiu com Cray (SYC). Krile reclamou dos pneus na reta de Hangar que não dava aderência. Rafael Mori (SNF) mereceu as reclamações da equipe Petrobras (Naruto e Konohamaru) que resultou uma bela ultrapassagem. Mas quem levou a melhor foi Yuri e a SYC com a dobradinha junto com Cray.

PeugeotLândia - Nona CorridaEditar

O Grande Prêmio de Portugal foi emocionante para o time de casa. A Scuderia Família Peugeot se destacou na qualificação, porém, quem levou a melhor, foi Yuri (SYC), deixando Eddie (SFP) na segunda colocação e Krile Mayer (Williams) na terceira colocação.

Na corrida, Yuri (SYC) perdeu a liderança para Eddie (SFP), porém permaneceu na segunda posição. Krile Mayer e Chelinka (Williams) bem que tentaram fazer umas boas voltas nas ruas de PeugeotLândia, mas nenhuma delas finalizaram a corrida: Krile Mayer sofreu um pane no carro na volta 39 e Chelinka sofreu problemas mecânicos (mesma coisa onde o irmão sofreu no GP de 2008) na volta 47. Um fato inacreditável aconteceu: Rafael Mori invadiu o top 10 e deu mais pontos para a SNF. Eddie se destacou e quebrou o protocolo, vencendo a corrida em casa, e fez uma dobradinha junto com o seu irmão Freddy, segundo colocado.

Montréal - Décima CorridaEditar

Eddie Peugeot (SFP) desbanca Yuri (SYC) e Krile Mayer (Williams) e toma a pole position no circuito Gilles Villeneuve com seu espetáculo de tempo. Mas Krile Mayer foi penalizada pela troca de câmbio (raramente acontece nas corridas) e perdeu cinco posições (antes, era 3ª colocada, mas por isso, cai na 8ª colocação).

Na corrida, Eddie manteve na liderança e não deixou Yuri e Chelinka (Williams) passar por cima dele. Nas voltas seguintes, Naruto (Petrobras) e Rafael Mori (SNF) se colidiram na última curva (próximo ao Muro dos Campeões) com um acidente inacreditável. Naruto pegou por trás da roda traseira do Rafael Mori e acabou capotando o carro. Ambos estavam: Naruto no 11º lugar e Rafael Mori no 10º lugar. Krile Mayer "partiu pra cima" e ultrapassou Kankuro (Lotus), Freddy Peugeot (SFP) e Cray Woren (SYC), assumindo a 4ª colocação. Eddie ficou pressionado com a pilota e ainda prosseguiu em frente. Muito distante de Yuri, Eddie fez um pitstop rápido com troca de pneus super-macios para pneus macios, mas não perdeu a liderança. Com isso, Yuri também fez a mesma estratégia, porém, acabou perdendo a vice-liderança para a própria irmã, Chelinka. Depois de tanto estrago de posições, Eddie venceu a corrida, deixando Chelinka, Yuri e Krile Mayer para trás.

Após a corrida, a FPLA reconheceu a pontuação do piloto da Mercedes, Jahr Lathpher, no Grande Prêmio de Mônaco, e repôs os quatro pontos da equipe na classificação, além de somar mais um ponto.

Hockenheim - Décima-primeira CorridaEditar

Krile Mayer (Williams) e Chelinka (Williams) se destacaram na qualificação. Mas Krile Mayer foi pole position, desbancando Eddie Peugeot (SFP), Freddy Peugeot (SFP), Yuri (SYC) e Kankuro (Lotus). Porém, Rafael Mori (SNF) deu uma escapadinha do medo da eliminação dos primeiros dois qualifyings e garantiu a oitava colocação. Uma surpresa da equipe ao público.

Na corrida, Krile Mayer largou com perfeição, deixando Eddie Peugeot comendo poeira, mas era gotículas de chuva no asfalto, pois começou a chover em Hockenheim nessa corrida. Freddy, ajudando o seu irmão, evitou a ultrapassagem de Chelinka ao Eddie. Rafael Mori, com perfeição na corrida, chegou à quarta colocação e já começou a aproximar dos três concorrentes à vitória.

De repente, uma chuva torrencial parou a corrida por 15 minutos e recomeçou de novo, com um bom desempenho de Chelinka. Com isso, ela mesma venceu a corrida, tendo o seu irmão na segunda colocação e Eddie na terceira colocação.

Nürburgring - Décima-segunda CorridaEditar

Mal a Williams melhorou o carro e já fez o melhor dos treinos de sexta, com as pilotas Krile Mayer e Chelinka. Embora Eddie Peugeot (SFP) e Yuri (SYC, os mais cogitados da corrida, não obtiveram o melhor, e acabaram reclamando da aderência dos pneus e de erros da potência dos carros. Esses erros foram resolvidos já na qualificação, quando Eddie Peugeot estava, na terceira sessão, prestes a ganhar uma pole position. Mas Chelinka acabou arrancando a pole do Eddie e tomou a ponta do grid de largada.

Na corrida, Chelinka, Krile Mayer, Yuri e Eddie Peugeot quase se colidiram na primeira curva, mas os lanternas da corrida, Hudson Dolonhyo (Renault) e Rômulo Fernandes (Porsche) se colidiram. Nas voltas seguintes, com altas umidades, o risco de chuva era grande. Na volta 17, começou a chover no circuito e muitos pilotos foram aos boxes para trocar de pneus. Porém, por um descuido, pouca parte dos pilotos acabaram rodando, mas dois pilotos (Sasuke/SNF e Loke Kryllu/Jordan) se colidiram na primeira curva.

Cogitados, Eddie e Yuri conseguiram ultrapassar a dupla feminina da Williams e bem que ficaram de pau-a-pau para uma vitória. Porém, Krile Mayer voltou a perseguir a dupla e conseguiu a ultrapassar os dois. Na última volta, Krile Mayer se distanciou muito dos rivais e levou a vitória no circuito alemão.

Kyalami - Décima-terceira CorridaEditar

Em Kyalami, no norte de Joanesburgo, África do Sul, a corrida marcou duas diferenças de grid e voltas e reviravoltas. Eddie Peugeot, Krile Mayer e Yuri tiveram um conflito público nas redes sociais antes dos treinos de sexta. Primeiro, Krile Mayer possivelmente disse que "elogiava equivocadamente o hexacampeão" e diz que "arrancaria o troféu na liderança", para provocar um dos dois hexacampeões (Eddie (1997-2001, 2012) ou Naruto (2002-2007)). De repente, sabendo da crítica, Eddie respondeu publicamente: "Krile (Mayer) parece que está com uma baita invejinha comigo porque sou líder do campeonato". Mas em seguida, para tentar controlar a situação pública, Yuri publicou: "Epa! Porque a antevice-líder (Krile Mayer) e o líder do campeonato (Eddie Peugeot) estão brigando? Poxa, assim não dá! A FPLA vai reconhecer a briguinha de vocês!". Após isso, Krile e Eddie deletaram as suas publicações.

No sábado, destacada nos treinos de sexta e sábado, Krile Mayer se descolou na liderança nas ambas sessões, conquistando a pole position. Chelinka bem que fez o melhor, mas finalizou em segundo lugar para a largada. Yuri bem que tentou, mas finalizou em terceiro lugar para a largada. Eddie Peugeot se sentia irônico com a briga com Krile, e o levou que ele largasse na oitava colocação.

Na corrida de domingo, foi um espetacular, com a belíssima largada de Eddie Peugeot até a liderança, desbancando Krile Mayer. No contato com a rádio da equipe, Eddie diz: "Aha, uhu! A Krile se ferrou!". Irônica, Krile recebe o contato da equipe: "Calma. Esqueça o que ele disse na rede social e fica de olho na pista!". Nas voltas seguintes, no pitstop, Eddie se irritou com o mecânico que se atrapalhou na troca de pneus e reclamou na pista via rádio da equipe: "@#$% do mecânico! Olha que @#$% que ele aprontou! Perdi a @#$% das posições!". Relembrando da manobra espetacular que fez no GP do Brasil de 2000, Eddie aproveitou a perda de desempenho dos primeiros colocados e usou as curvas rápidas para as ultrapassagens perigosas, um fato inacreditável desde o GP do Brasil de 2000, e aproximou muito da Krile Mayer.

Chelinka e Krile Mayer tiveram problemas de caixa de câmbio e abandonaram a corrida, totalmente desapontadas. Isso aproveitou ao Eddie à liderar e vencer com dobradinha junto com seu irmão Freddy. Yuri, Cray e Kankuro (Lotus) completaram as últimas cinco primeiras colocações.

Monza - Décima-quarta CorridaEditar

Krile Mayer e Eddie voltaram a se tietar nas pistas na qualificação em Monza, resultando uma surpresa para outros pilotos. Yuri e Cray tiveram problemas na segunda sessão e cairam para 15o e 16o lugar no grid. Chelinka teve sorte e se qualificou em 3o lugar. Resultado: Krile é pole e Eddie é segundo lugar. Naruto larga em último por falha mecânica na primeira sessão.

Já na corrida, foi marcada por muitos acidentes. Motivo: falhas nos freios para as últimas equipes. Na largada, Eddie disparou na frente e ultrapassou Krile Mayer, evitou a contra-ultrapassagem da pilota na primeira chicane e resistiu no Ascari. Ainda na primeira chicane na largada, Naruto e Loke Kryllu se envolveram em num acidente espetacular. Bandeira amarela por quatro voltas com Safety Car. Na quinta volta, após o recomeço, Krile tentou pegar a vácuo do Eddie mas falhou na chicane. Mais um acidente na chicane novamente, dessa vez envolvendo Kankuro com Eddie Jordan Jr., pegando na asa traseira do Jordan Jr. e voando alto, danificando a suspensão da Lotus. Outra vez bandeira amarela por quatro voltas e Safety Car. Após disso, os engenheiros das ambas equipes na pista avisaram aos respectivos pilotos via rádio para tomar muito cuidado na primeira chicane. Nada adiantou para Ryu Brood, Ferdinand Portta e Ronaldo Portta (Mercedes), por problemas de freios dos dois últimos, uma colisão feia acontece novamente. Outra vez novamente bandeira amarela, agora por cinco voltas e Safety Car.

Depois de tantas voltas com Safety Car, já nas voltas posteriores, os pilotos reclamavam dos possíveis defeitos no freio que possam acontecer em qualquer momento via rádio. Alguns resolveram abandonar a corrida por esse motivo, como Hudson Dolonhyo, Jorge Teixeira, Sasuke Uchiha, Rômulo Fernandes e Johnny Hellsing. Situação resolvida? Claro que sim. Mas para Williams, não. Krile Mayer perdeu o controle nas proximidades da chegada e rodou, causando um acidente inesperado. Nem a Chelinka conseguiu escapar dessa; a pilota teve a asa dianteira atingida pelo pneu solto da Krile e também se colidiu na reta de chegada. Bandeira amarela por cinco voltas e safety car. Eddie já podia comemorar a vitória sem problemas, e venceu, seguido pelo irmão Freddy, Yuri e Cray Woren.

Resultados FinaisEditar

Grande Prêmio Circuito Pole Position Vencedor
América do Sul Autódromo José Carlos Pace Yuri Yuri
Austrália Adelaide Street Circuit Krile Mayer Baldesion Krile Mayer Baldesion
Malásia Sepang International Circuit Eddie Peugeot Eddie Peugeot
Bahrein Bahrain International Circuit Eddie Peugeot Chelinka
Espanha Circuit de Catalunya Krile Mayer Baldesion Eddie Peugeot
Mônaco Circuit de Monaco Krile Mayer Baldesion Krile Mayer Baldesion
San Marino Autodromo Enzo e Dino Ferrari Chelinka Eddie Peugeot
Grã-Bretanha Silverstone Circuit Eddie Peugeot Yuri
Portugal Circuito Christian Collor Yuri Eddie Peugeot
Canadá Circuit Gilles Villeneuve Eddie Peugeot Eddie Peugeot
Alemanha Hockenheimring Krile Mayer Baldesion Chelinka
Europa Nürburgring Chelinka Krile Mayer Baldesion
África do Sul Kyalami Circuit Krile Mayer Baldesion Eddie Peugeot
Itália Autodromo Nazionale di Monza Krile Mayer Baldesion Eddie Peugeot
Coréia Korean International Circuit Krile Mayer Baldesion Krile Mayer Baldesion
Japão Konoha Street Circuit Krile Mayer Baldesion Krile Mayer Baldesion
Pacífico Suzuka Circuit Eddie Peugeot Krile Mayer Baldesion
Cingapura Marina Bay Street Circuit Eddie Peugeot Eddie Peugeot
Abu Dhabi Yas Marina Circuit Krile Mayer Baldesion Krile Mayer Baldesion
Brasil Circuito de Rua de Maués Yuri Eddie Peugeot

CuriosidadesEditar

  • Primeira vitória e pole position da Williams nessa temporada, no Grande Prêmio da Austrália, depois de 15 anos na categoria, tendo um hiato de 2004 à 2006, com a pilota Krile Mayer Baldesion, também junto com a equipe, fazendo sua primeira vitória e pole position.
  • Primeira temporada da Krile Mayer Baldesion na Fórmula Peugeot, sendo a terceira personagem crossover do Final Fantasy como pilota na categoria, perdendo para Yuri (em atividade desde 2008, tendo um hiato no fim de 2010 até a metade da temporada de 2011 e no ano de 2012) e Chelinka (em atividade desde 2009, tendo um hiato de 2010 até 2012).
  • Última temporada da Scuderia Naruto Ferrari na sua segunda fase (2010 > 2013), pois a equipe perdeu o processo judicial sobre o nome para o Naruto, ex-proprietário da equipe de 2002 à 2007. Um dia depois, a equipe foi adquirida pela Associação Automobilística de MarmitaLândia (ASAUTOML), que resultará a volta da Scuderia Marmito na temporada de 2014. Esse julgamento e a compra aconteceu menos de duas semanas antes da última corrida da temporada, no dia 11 de novembro.
  • Segunda temporada da pilota Chelinka, que desde 2010, nunca disputou apesar de conquistar o título do campeonato de 2009. Mas a pilota, ao invés de estar na própria equipe, disputou a temporada pela Williams.
  • Quarta temporada do Yuri na categoria, depois do hiato de 2012, onde sua equipe foi vice-campeã com Cray Woren. Dessa vez, a equipe repetiu o feito, com Yuri já vice-campeão no final da temporada.
  • Última temporada do Grande Prêmio de Abu Dhabi, depois de quatro anos na categoria, a corrida será descartada na temporada de 2014, dando espaço para o novo Grande Prêmio dos Estados Unidos, onde acontecerá no Circuito de Rua de Nova Jersey.
  • Depois de quatro temporadas de hiato, o Grande Prêmio de Portugal retorna à Fórmula Peugeot bem reformulado ainda com o seu velho circuito de rua de PeugeotLândia.
  • Depois de três temporadas na Scuderia Yuri & Chelinka, Naruto estreou na Escuderia Petrobras, mas os resultados com o motor independente da equipe não levou-o aos bons resultados nessas corridas, apenas os melhores resultados do piloto foi no Grande Prêmio de Cingapura, segundo lugar e no Grande Prêmio de Abu Dhabi, quarto lugar.
  • Depois de três temporadas com o nome de Grande Prêmio da América, o Grande Prêmio da América do Sul retorna à Fórmula Peugeot no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, porém, a corrida será transferida na temporada seguinte para o Circuito do Anhembi, na mesma cidade, por conta das obras que ocorrerão no circuito, principalmente a construção dos novos boxes na Reta Oposta.
  • Rafael Mori Neiva, apesar de ser a última temporada da Scuderia Naruto Ferrari, se destacou na metade da temporada conseguindo bons pontos para a equipe, tendo o melhor resultado no Grande Prêmio da Coréia do Sul, quarto lugar.

Temporadas da Fórmula Peugeot
1974 - 1975 - 1976 - 1977 - 1978 - 1979 - 1980 - 1981 - 1982 - 1983 - 1984 - 1985 - 1986 - 1987 - 1988 - 1989 - 1990 - 1991 - 1992 - 1993 - 1994 - 1995 - 1996 - 1997 - 1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - 2013 - 2014

Também no FANDOM

Wiki aleatória