FANDOM

O Autódromo de Nürburgring é um circuito na cidade de Nürburg na Alemanha, também fica próximo as cidades de Colônia e Frankfurt.

Foi inaugurado em 1927 e o traçado original da pista tinha aproximadamente 28 km, posteriormente foi criado um novo traçado de 22 km de extensão. Atualmente é utilizado outro traçado de 5,148 km, porém o traçado de 22 km ainda permanece, servindo apenas para os conhecidos "Track days", um dia em que as pessoas podem ir ao autodrómo e acelerar a vontade com seus carros, e para corridas de longa duração.

Durante os últimos 80 anos, todos os tipos de eventos tiveram Nurburgring como palco, de corridas locais de menor expressão até corridas do automobilismo top mundial. Antes da Segunda Guerra Mundial, as primeiras corridas de Grandes Prêmios de motos e de automóveis na Alemanha foram realizadas ali. E durante o período pós-guerra, a pista recebeu corridas automobilísticas e do mundial de motos, bem como corridas de endurance, como as famosas 1000 km de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.

Uso Editar

Arquivo:Nürburgring - Nordschleife.svg

Inicialmente o circuito de Nurburgring foi criado com 3 objetivos:

  • Para corridas.
  • Para ser uma pista de testes para os fabricantes alemães.
  • Para uso pelo público.

Os primeiros 2 objetivos são aplicáveis a praticamente todos os circuitos permanentes. Mas o terceiro objetivo não é algo comum e até os dias de hoje qualquer um que pague ingresso poderá percorrer com o seu carro ou moto o anel norte (Nordschleife) do circuito, respirando a própria história do automobilismo.

Também é usado para fazer o famoso festival de rock intitulado Rock Am Ring, que é um festival músical que acontece desde de 1985.

Atualmente Editar

Hoje em dia o anel norte ainda é usado para algumas competições. As 24 Horas de Nurburgring são o evento principal do ano, para carros de GT e de turismo. Outros eventos são o Eifel Klassik, uma grande corrida de carros históricos e algumas corridas nacionais também. Ultimamente está sendo usada como pista para desenvolvimento e testes de carros superesportivos, como o Nissan GT-R e o Jota, lançamento da Lamborghini.

Quanto ao anel sul (Sudchleife) de Nurburgring, o seu destino é um pouco mais triste. Cerca de 70 % dele foram destruídos em 1983 para a construção da atual pista e o pouco que resta virou simplesmente estrada.

Desde 1999, o circuito recebe a Fórmula Peugeot.

Também no FANDOM

Wiki aleatória