FANDOM

Associação Automobilística de PeugeotLândia (Abreviadamente, conhecida como ASAUTOPL) é uma associação de automobilismo de PeugeotLândia, que administra o GP de PeugeotLândia, SFP e outras coisas.

Foi uma das primeiras associações da Fórmula Peugeot, que rivalizava a ASAUTOML.

CriaçãoEditar

A associação foi criada pelo João Peugeot, que fez uma aposta contra seu inimigo Tony Mori, que criaria uma quantidade de equipes na nova categoria de corrida. A ASAUTOPL teve 4 equipes e a ASAUTOML teve 3 equipes.

Históra a Partir depois da CriaçãoEditar

Embora de ter conquistado 5 títulos de 75 á 79, a associação começou a ter dificuldades após o primeiro GP de Portugal, que gastou quase todo dinheiro para a prefeitura de PeugeotLândia, para asfaltar as ruas, montar os guard-rails e montar as arquibancadas. Com a crise da associação a partir de 1980, devido as derrotas da SFP com a Scuderia Marmito, a associação vendeu quase todas as equipes, que a SFP é a única equipe da associação. A Scuderia Peugeot , foi vendida para Rafael Montes Claros, ex-presidente da associação, e ficou permanente até 1990, quando a Petrobras comprou a equipe. Outra equipe que era da ASAUTOPL, foi a Scuderia Tony Fernando, vendida para Ronnie Vennis em 1982, dando a origem da McLaren FP Team, que seria extinta a partir da compra da equipe pela Daimler-Benz AG(Que controlava a Mercedes-Benz) em 1994, dando a origem da Mercedes-Benz Motorsport.

A crise fez que associação perder seu fundador, o João Peugeot em 1985, a venda da Scuderia Vedalves Peugeot em 1992 para Toyota e a venda da Scuderia Roberlandês (Que era controlada primeiramente pela ASAUTORL e foi vendida para ASAUTOPL) em 1986 para Jax Fosley, dando a origem da Jeyton Mouse Team.

Em 1997, a associação voltou a ficar melhor, com o título de Eddie Peugeot, dando por cima do seu companheiro Emerson Peugeot. A associação já voltava como era antes.

A partir de 2003, com a morte de Humbertyo Peugeot, a associação voltou em crise, e dessa vez, quer a SFP forte e melhor, acabando com a SNF e outras equipes.

Com o fim da SNF, a equipe (SFP) e a associação voltaram como melhor, mas em 2008, junto com sua inimiga ASAUTOML, as duas foram afetadas pela crise financeira de 2008, que a ASAUTOPL corria risco de vender sua única equipe para ASAUTOML ou para outras associações. Conseguindo sobreviver da crise, a ASAUTOPL tem seu único objetivo, vencer.

Também no FANDOM

Wiki aleatória